Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

Projetos Desenvolvidos

ESCOLA CRIANÇA FELIZ


LER É O MAIOR BARATO
Lílian Mazzini de Britto de Castro


PETRÓPOLIS
2008
ESCOLA CRIANÇA FELIZ

LER É O MAIOR BARATO

O projeto pedagógico deverá ser o eixo norteador do planejamento da ação educativa. Atividades que favoreçam a criança viver experiências ricas e de seu interesse, que promovam o acesso a diferentes linguagens, de forma que todas as crianças possam atuar com autonomia e liberdade de expressão, interagindo com os colegas de forma cooperativa e solidária. É nesse sentido que o projeto “Ler é o maior barato” atribui relevância dos primeiros contatos com a leitura e a escrita com a literatura infantil nas salas de aula onde as crianças vivenciam grande parte de sua realidade através da fantasia e da imaginação e também vai de encontro com os objetivos do projeto político pedagógico da escola que é formar alunos leitores.


SUMÁRIO

• Introdução
• Justificativa
• Objetivos
• Público-alvo
• Metodologia
• Formas de Registro
• Resultados
• Planilha de custos
• Referencias Bibliográficas


Projeto “Ler é o maior barato”

INTRODUÇÃO

Em uma sociedade letrada as crianças se relacionam com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, características e modalidades muito antes de seu ingresso na escola. O próprio nome da criança, que é o primeiro texto com real significado, o nome de seus familiares mais próximos, rótulos, cartazes, livros de histórias infantis que costuma ouvir em casa, enfim, existe um mundo de textos ao redor da criança que permite que ela interaja com a escrita em diferentes contextos de uso; porém apenas a interação não é suficiente para que a criança compreenda o sistema da língua escrita.
O livro escolhido para desenvolver o projeto foi "Arca de Noé" de Vinícius de Moraes. Este livro é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos. Extremamente criativa essa obra faz parte do imaginário de uma geração que foi criança da década de oitenta. Dentre os 32 poemas, foi escolhido " As borboletas". Este poema nos fala da diversidade de cores e as características expressadas por elas nas borboletas.

JUSTIFICATIVA
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças. A necessidade da realização do projeto “Ler é maior barato” justifica-se por entendermos que a leitura alarga os conhecimentos e capacita a criança a interagir no mundo de modo criativo e transformador. É uma atividade motivadora e oportunidade de trabalhar com um escritor importante da nossa língua e promover o prazer e a confiança em aprender.


OBJETIVOS
Objetivo Geral:
• Utilizar textos de Vinicius de Moraes para desenvolver a formação do leitor/escritor de poesias e textos diversos.
Objetivos Específicos:
• Incentivar e desenvolver o trabalho em grupo;
• Despertar o interesse do aluno pela leitura;
• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
• Tornar a leitura um ato prazeroso.

PÚBLICO ALVO
O público a que se destina o projeto são os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, faixa etária de 6/7 anos de uma escola da rede pública em processo de alfabetização.


METODOLOGIA

Todas as atividades do projeto serão realizadas em sala de aula. A idéia inicial é a de tornar o conteúdo da disciplina de Língua Portuguesa mais dinâmica, menos descritiva, e valorizar mais as pesquisas. As atividades serão realizadas através de redação, recorte e colagem, leituras, pesquisa e a elaboração de um livrinho de poesias confeccionado pelos alunos.

1ª atividade: 2 aulas
Apresentar o livro "Arca de Noe" e ler para as crianças alguns poemas como "O pato", "A casa", e indagando se já os conhecem.
Objetivo: Despertar curiosidade nos alunos sobre o poeta Vinícius de Moraes. É uma oportunidade importante de se trabalhar um autor em sala de aula e a riqueza de conteúdos que podemos levar para as crianças deixando a prática educativa mais interessante.

2ª atividade: 2 aulas
Deixar a turma manusear o livro, chamando atenção para a forma da escrita dos textos. A partir do momento em que o aluno vai percebendo o que está à sua volta, as diferentes linguagens que o cercam, começar a ampliar sua visão de mundo com a escrita. Neste sentido, antes de ler a palavra, a criança já vivenciou diversas leituras do mundo e trabalhar com poemas é uma forma interessante de mostrar diferentes formas de leitura.
3ª atividade: 4 aulas
Pedir para os alunos pesquisarem com a ajuda dos pais em revistas,jornais e livros diferentes tipos de textos e levar para sala de aula esses textos para juntos compararmos os textos escritos no livro “Arca de Noé” com os textos de histórias, receitas e textos informativos, mostrando a diferença no tipo da escrita.
Objetivo: O convívio com os livros de literatura, com diferentes textos, permitirá detonar as múltiplas visões que cada criação literária sugere e permitirão diversas interpretações que decorrem de "leitura de mundo" de cada um.
4ª atividade: 1 aula.
Apresentação do texto: "As borboletas", fazendo a leitura, professor com a turma.
As borboletas (Vinícius de Moraes)
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na Luz
As belas borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as prestas, então...
Oh! que escuridão
Objetivo: Apresentar o poema de Vinícius de Moraes para que ao ler o mundo em qualquer linguagem com os "olhos da imaginação", o aluno perceba um campo infinito de leituras. Levantar questões sobre a compreensão do texto, indagando se todas as borboletas são iguais, o que difere uma da outra, quais características são expressas em cada cor.
5ª atividade: 1 aula.
Propor uma produção de registro individual ou em duplas, na maneira que escolherem, ou seja, na escrita, na fala, ou desenhando o que mais chamou atenção deles no texto lido, será entregue uma folha para produção dos alunos. A partir dessa atividade serão tirados os trabalhos para a produção do livro de poesia confeccionado pela própria turma que será apresentado para outras turmas de alfabetização.
Objetivo: Que o(s) aluno(s) se expresse(m) de forma em que melhor lhe interessar, estimulando sua imaginação de imagem com a leitura. Quanto mais oportunidades de desenhar e observar desenhos, maiores serão as situações de aprendizagem vivenciadas pela criança, principalmente para a escrita.
6ª atividade: 1 aula.
Propor uma produção escrita a partir dos versos do autor, onde a criança trocou a cor da borboleta e acrescentou uma característica a mais. Esse trabalho será colocado no quadro para os alunos copiarem no caderno.
Borboletas ___________
São alegres, francas e _______
Objetivo: Treinar o ato da escrita através da literatura e estimular os alunos na escrita usando os "olhos de imaginação" de cada um, respeitando sua individualidade.
A partir do texto, as crianças poderão substituir a borboleta por outro animal de acordo com as cores.
Ex. Borboletas brancas (trocar borboleta por outro animal que possa ser branco)
São alegres e francas.
7ª atividade: 2 aulas.
Através de recorte e pintura, os alunos confeccionarão borboletas nas cores azuis, brancas, amarelas e pretas que foram presas no dedo das crianças.
Para essa atividade serão utilizadas: tesoura, papel colorido, cola e canetinha.
8ª atividade: 2 aulas
Escolher dois alunos que se interessaram mais pelo poema para fazerem à leitura, enquanto outras moviam as borboletas confeccionadas quando a leitura mencionar a sua cor.
Objetivo: Levar a criança a perceber que para ser feito o poema é preciso escrever... e escrever bem!
Estratégia: Interagir os alunos em uma brincadeira, pois a criança se desenvolve através de interações que realiza com outros indivíduos e com o meio no qual está inserida.
FORMA DE REGISTRO
Os registros do projeto serão trabalhados em sala de aula através de atividades colocadas no quadro para os alunos copiarem no caderno, folha de atividade impressa, confecção de um livro produzido pela turma, desenhos e textos produzidos pelos alunos.

PRODUTO FINAL
O projeto será finalizado com a atividade de ilustrações e algumas produções escritas para a criação de um livrinho para ser lido por outras classes
RESULTADOS
O ato de aprendizagem através da leitura e da produção de textos deve ser trabalhado desde as primeiras séries do Ensino Fundamental. Abordando diferentes textos e formas de comunicação, o professor deve ensinar seus alunos a selecionar e a reconhecer as idéias principais, a adquirir e especificar o vocabulário de determinadas áreas de conhecimento, a identificar os meios mais adequados à sua aplicação. Cada tipo de texto tem uma forma diferente para apresentar conteúdos, alguns narram acontecimentos, outros comentam ou discutem. Um projeto como esse tem grande importância para a nossa formação, pois nos mostra que podemos formar escritores/leitores através da literatura, buscando com isso uma alfabetização mais criativa e dentro de um contexto mais próximo das crianças. Esse trabalho nos leva a pesquisar e conhecer um pouco da vida e obra de um dos grandes poetas da nossa literatura e sem dúvida desperta no aluno o interesse pela leitura que é o objetivo principal do projeto.
PLANILHA DE CUSTOS
Para realização do projeto a escola fornecerá todo o material didático como: folhas, cola e tesoura. O livro utilizado nas atividades será retirado da biblioteca da escola. Sendo assim, o projeto não terá custos nem para a escola e nem para os alunos.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Produtoras de Texto. Vol. II. Artes Médicas, Porto Alegre, 1994.
MORAES, Vinicius. A arca de Noé. 12.ª edição, Companhia das Letrinhas, 19

2 comentários:

  1. Amei !!! Como me ajudou com uma turma que todo o professorado já estava desistindo...

    ResponderExcluir
  2. Realizar em sala de aula ? Que tal realiza-lo na biblioteca quer espaço melhor para isso ?

    ResponderExcluir