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sexta-feira, 30 de março de 2012

Cai nº de leitores no País e metade não lê Parcela da população que se diz leitora passou de 55% em 2007 para 50% em 2011 28 de março de 2012 | 23h 49

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S.Paulo

A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a ser apresentada hoje na Câmara, revelou que a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50%.

Veja também: Cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo

JF Diorio/AE

Jovens leem em biblioteca no Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo
São considerados leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. Diminuiu também, de 4,7 para 4, o número de livros lidos por ano. Entraram nessa estatística os livros iniciados, mas não acabados. Na conta final, o brasileiro leu 2,1 livros inteiros e desistiu da leitura de 2.

A pesquisa foi feita pelo Ibope Inteligência por encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entidade criada em 2006 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. "É no mínimo triste a gente não poder comemorar um crescimento", disse Karine Pansa, que acumula a direção do IPL e da CBL. Ontem, o Estado mostrou que 75% dos brasileiros nunca pisaram em uma biblioteca.

Participaram da apresentação representantes de entidades livreiras e do poder público, entre eles a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Ela destacou a importância do estudo para o direcionamento das políticas públicas do Minc e do Ministério da Educação. "Temos de ter um olhar da cultura que vai além do ensino e que abra os olhos para outras dimensões. O livro é que vai permitir a formação da cidadania", disse a ministra.

O levantamento foi realizado entre junho e julho de 2011, com 5.012 pessoas de 315 municípios, com 5 anos ou mais, em suas próprias casas. Todas as regiões do País foram incluídas e a margem de erro é de 1,4%.

Questões diversas. Para compor o mapa da leitura, questões diversas foram analisadas. Os principais motivos que mantêm leitores longe de livros são falta de tempo (53%) e desinteresse (30%). O livro digital, novidade deste ano, já é de conhecimento de 30% dos brasileiros e 18% deles já os usaram. A metade disse que voltaria a ler nesse formato.

A mãe não é mais a maior incentivadora da leitura, como aparecia na pesquisa passada. Para 45% dos entrevistados, o lugar é ocupado agora pelo professor. A biblioteca é o lugar escolhido para a leitura de um livro por apenas 12% dos brasileiros - 93% dos que leem o fazem em casa. Ter mais opções de livros novos foi apontado por 20% dos entrevistados como motivo para frequentar uma biblioteca. Porém, para 33% dos brasileiros, nada os convenceria a entrar em uma.

Entre o passatempo preferido, ler livros, periódicos e textos na internet ocupa a sexta posição (28%). Na pesquisa anterior, o índice era de 36%. Assistir à televisão segue na primeira posição (85%) - em 2007, era a distração de 77% dos entrevistados.

Dos 197 escritores citados, os mais lembrados foram Monteiro Lobato, Machado de Assis, Paulo Coelho, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade. Já os títulos mais mencionados foram a Bíblia, A Cabana, Ágape, O Sítio do Picapau Amarelo - que não é exatamente título de nenhum livro de Lobato - e O Pequeno Príncipe. Best-sellers como Crepúsculo, Harry Potter e O Monge e o Executivo também aparecem.

Tópicos: Biblioteca, Leitura, Livros, Educação

quinta-feira, 29 de março de 2012

quarta-feira, 28 de março de 2012

Artigos publicados

Tenho alguns artigos publicados nos sites:

www.gestaouniversitaria.com.br
www.artigonal.com


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Ajuda para montar sua monografia

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – monografia
Nas páginas seguintes são apresentados alguns modelos que poderão auxiliá-los na confecção dos elementos da estrutura de trabalhos acadêmicos.

RECOMENDAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO FINAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

1 - Formatação da monografia conforme normas da Univerdade e da ABNT.
De acordo com as diretrizes para elaboração de monografias da Faculdade de Educação da UERJ, a estrutura da monografia a ser entregue deve atender as seguintes normas:


a) Formatação em editor de texto tipo Word
• Letra - Times New Roman ou Arial 12
• Margem superior – 3 cm
• Margem inferior – 3 cm
• Margem direita – 2,5 cm
• Margem esquerda - 3 cm
• Entrelinhas - 1,5


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• folha de rosto – conforme modelo anexo
• agradecimento (opcional) –conforme modelo anexo
• resumo – máximo 30 linhas (300 palavras) – espaço entrelinhas -simples
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• conclusão


d) Referências bibliográficas
e) Anexos (se necessário)
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