Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Formação Docente

Estamos vivendo um século de expansão da comunicação de massa que deu origem a um novo tipo de cultura, a cultura midiática. Essa nova realidade esta trazendo desafios ao processo educacional e consequentemente ao professor que precisa se atualizar sobre essas novas ferramentas de ensino. Esse processo não esta apenas ligado ao ensino superior, mas atinge todo sistema educacional. Hoje é possivel aprender diante de uma TV e um computador em um tempo abreviado, o que antes se levava um tempo maior em aulas convencionais.
Muitos docentes resistem aos avanços tecnológicos na área da educação por temerem serem substituidos por tais recursos. Torna-se necessário aos professores fazer uso dessas tecnologias como aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Se pensarmos do ponto de vista de Adorno, entenderemos que nesse momento de tantos avanços cabe ao docente como a todo o sistema de ensino fazer uso dessas tecnologias e explorá-la a favor da educação. É preciso pensar nessas mudanças não como algo negativo para os alunos e professores, mas como um processo que possa promover a autonomia de todos os envolvidos.
Com as facilidades econômicas na aquisição de equipamentos eletrônicos, é provável que grande parte dos alunos já possua um celular, um computador e uma TV, principalmente alunos de escolas privadas. Trabalhar com tecnologias em escolas públicas ainda é um desafio para docentes.
Com relação à formação continuada do docente, esta deve acontecer com base na realidade da própria instituição de ensino, em suas reais necessidades e seu projeto pedagógico. Para tanto, é necessário que a escola se constitua num espaço de crescimento do professor.

Os filhos e a disciplina

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?
1 Timóteo 3:4-5

Como pais, precisamos educar nossos filhos no Senhor, criando-os na disciplina e na correção do Senhor. Se verdadeiramente os amamos e lhes queremos bem, nunca faltará e nossos lares a correção e a disciplina. Observamos que na Palavra do Senhor temos essa instrução. Devemos saber governar e cuidar de nossa própria casa, criando e orientando nossos filhos sob disciplina. Buscar em Deus cada dia sabedoria para orientá-los, se não for dessa forma não saberemos cuidar das coisas na casa de Deus.
“Dê aos seus filhos a oportunidade de fazer escolhas enquanto eles ainda são jovens. Não tome sempre decisões por eles em todas as coisas quando estão em casa com você, e, quando tiverem dezoito anos ou vinte, você os atira de repente no mundo. Se fizer isso, eles não saberão escolher por si mesmos”.
Portanto, ao criar os filhos, dê-lhes ampla oportunidade de escolher.
Deixe-os expressar do que gostam ou do que não gostam. Mostre-lhes se aquilo de que gostam é coisa correta ou não. Ajude-os a escolher corretamente, deixe-os fazer a escolha.
Se você não dá a seus filhos a oportunidade de escolher, eles não serão capazes, quando casarem, de governar a família e sua casa. Dê a seus filhos o máximo de oportunidade para escolher, dando-lhes ao mesmo tempo orientações acerca das suas escolhas.
Que Deus abençoe nossos lares e nossos filhos.



Lílian Mazzini de Britto de Castro