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MARCO REFERENCIAL

O planejamento se constitui num processo de formação social, política e pedagógica. Os problemas da escola são problemas comuns e as soluções devem surgir do coletivo, através do diagnóstico preciso, de objetivos a serem alcançados, da discussão, da tomada de decisão, da execução e da avaliação coletivas. O processo é tão ou mais importante do que o plano de ação e as propostas que resultam desse processo.
Ter um plano de ação é não agir de improviso. Ele é um referencial importante para a ação coletiva.
Quando pensamos em democracia no Brasil e no mundo, pensamos também num mundo mais justo, com uma distribuição de renda e riquezas mais equilibrada.
Não há como conciliar democracia com as sérias injustiças sociais, as formas variadas de exclusão e as violações reiteradas aos direitos humanos que ocorrem em nosso país. A sociedade brasileira tem o desejo em promover uma democracia verdadeira. O Governo deve ter um compromisso real com a promoção dos direitos humanos e com a democracia.
Todos nós sabemos que não é possível extirpar, de um dia para o outro, com um passe de mágica, a injustiça, o arbítrio e a impunidade. É preciso existir uma consciência de que o único caminho está na conjugação de uma ação obstinada do conjunto do Governo com a mobilização da sociedade civil. Este caminho, deve ser cultiva e decidido a trilhar, com determinação.
Quando imaginamos um mundo de igualdades, precisamos nos lembrar que a diferença existe. Mas como a escola pensa, sente, compreende e vê essa realidade?
Pensando a escola nos aspectos positivos e negativos em relação ao mundo, ao ser humano e a educação, percebemos vários caminhos para desenvolver como os valores e competências necessárias à integração do indivíduo na sociedade.
Aspectos positivos: Facilidade de acesso às informações, inclusão social, despertar para a solidariedade.
Aspectos negativos: Inversão de valores e má distribuição de renda, alto índices de stress.
Como educadores precisamos acreditar que vale a pena lutar por um mundo, um país e uma educação mais democrática e que proporcione maior igualdade entre as pessoas e que a escola pode ajudar a sanar os aspectos negativos do ser humano.
A escola deve promover uma convivência social mais solidária, mais fraterna, mais humana e melhor para a sociedade em geral.
A escola consiste num dos primeiros meios de vida dos adolescentes e dos jovens adultos, depois da família. A escola visa instruí-los, socializá-los e dotá-los de qualificação. Ela prepara-os para o exercício da cidadania permitindo a obtenção de conhecimentos e competências, e favorecendo o acesso à cultura. O objetivo de dotar de uma qualificação todos os adolescentes e jovens adultos, segundo o potencial deles, é um importante desafio.
A escola de nossos sonhos sem dúvida deve ser aquela, que capacita, instrui e socializa o ser humano, mostrando a realidade do mundo e das sociedades em geral. Uma escola que valorize a participação dos pais em programações com atividades e eventos extra-escolares, bem como nos colegiados existentes na escola, onde a comunidade pode ser ouvida, através das associações de bairro, entidades comunitárias e as ONGs, com atividades escolares em que sejam convidadas a participar; a direção da escola deve assumir a função de atrair os demais segmentos para a necessidade de melhoria do trabalho escolar, criando momentos, espaços e outros mecanismos favoráveis para o envolvimento nas discussões sobre o projeto político-pedagógico
De forma democrática e pregando uma igualdade, dessa forma a escola propiciará aos alunos uma formação crítica e transformadora da realidade.

DIAGNÓSTICO

O Diagnóstico é um juízo sobre a realidade da instituição, a partir da comparação com aquilo que desejamos. A que distância estamos daquilo que buscamos?
Alguns temas têm sido desenvolvidos e discutido na escola, apontando a distância entre a realidade e o ideal. Precisamos levar em consideração que os alunos são portadoras de cultura, gênero, raça, linguagem, crenças religiosas, histórias de vida e outros aspectos ligados à sua identidade,
O Projeto Pedagógico não só aponta ideais em seu marco referencial, como também traz embutido o diagnóstico da distância entre o ideal e o realizado, apontando para resultados de avaliação e para idéias surgidas nos debates como possíveis caminhos para corrigir rumos.
O que é a escola? Que valores ela preza, que visão tem de currículo e de avaliação, como busca incentivar formas alternativas de promoção da integração curricular, como trata da diversidade cultural e da inclusão, e que estratégias utiliza para incentivar o comportamento ético, promover o desafio a preconceitos e intolerâncias e estimular a qualidade do ensino e da aprendizagem.
"A esperança não é para amanhã. A esperança é este instante. Precisa-se dar outro nome a certo tipo de esperança, porque esta palavra significa sobretudo espera. E a esperança é já."
Clarice Lispector
Ao idealizarmos uma escola no marco referencial, precisamos saber que essa escola tem dificuldades a serem vencidas e precisa de ajuda da comunidade em geral para vencê-las.

PROGRAMAÇÃO

O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da cara que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço. Ele serve de guia para a ação educativa, sem ser rígido, já que representa um determinado momento do planejamento. O que importa é o movimento permanente de renovação educacional no qual a escola deve estar inserida.
Precisamos de uma escola que tenha como objetivo a valorizar a participação dos pais em programações com atividades e eventos extra-escolares, bem como nos colegiados existentes na escola, onde a comunidade pode ser ouvida, através das associações de bairro, entidades comunitárias e as ONGs, com atividades escolares em que sejam convidadas a participar; a direção da escola deve assumir a função de atrair os demais segmentos para a necessidade de melhoria do trabalho escolar, criando momentos, espaços e outros mecanismos favoráveis para o envolvimento nas discussões sobre o projeto político-pedagógico.
Algumas linhas de ação de vem ser levadas em consideração na programação como objetivo fundamental, é importante que a transparência esteja presente e seja um resultado de todas as reuniões da comunidade educativa; a confiança mútua deve ser valorizada pela descrição e busca de comunicação direta com as pessoas na comunidade escolar. Reuniões pedagógicas semanais. As decisões sobre diretrizes curriculares devem realizadas por todos os professores da disciplina reunidos. Claro que alguns objetivos a serem alcançados devem ser discutidos por todos envolvidos no contexto escolar, para o bem estar de todos e principalmente para que o principal objetivo a seja alcançado, a aprendizagem.

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