Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

PROJETO CIRCULO DO LIVRO


CRIANÇAS:
1. Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem.
2. Familiarizá-las com as histórias e a prática da leitura em voz alta.
3. Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
4. Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
5. Proporcionar situações de leitura compartilhada.


PROFESSOR

1. Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária;
2. Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos;
3. Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias.
4. Fazer com que as crianças apreciem e tenham acesso aos livros em diferentes momentos da rotina, tanto nas rodas de leitura quanto no cantinho da leitura
5. Incentivá-los a compartilhar informações prévias e relevantes com os alunos sobre o que será lido para o melhor entendimento do texto.

CONTEÚDO (CRIANÇAS)

1. Participação em situação de conto e leitura de histórias, com a participação da família.

2. Escuta atenta e interessada de histórias.

3. Observação e manuseio de livros.

4. Fichamentos dos livros lidos.


PROFESSOR

1. Atividade permanente de leitura.

2. Planejamento da roda de leitura.


Os professores deverão pedir ajuda aos pais solicitando que seja enviado para o departamento, livros de preferência de histórias com fundamentos biblicos (que deverão ser etiquetados com o nome da criança e no final do ano será devolvido ao mesmo, salvo a família queira doar ao departamento o livro emprestado), para que possa ser feito um rodízio de empréstimo entre as crianças.
Será montado um local para as crianças estarem buscando os livros de seu interesse, o professores deverá ter um controle dos livros lidos pelos alunos, afim de que ele sempre possa estar lendo um livro novo e os livros circulando.

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS

 O professor deverá contribuir para que as crianças pequenas possam apreciar o momento de sentar e ouvir histórias lidas.
 Favorecer a aproximação com a linguagem escrita, por meio da escuta das histórias e do reconto das mesmas com o apoio das imagens.
 Possibilitar às crianças as escolhas de suas leituras e o contato com livros, de forma que possam manuseá-los.
 Possibilitar regularmente às crianças o empréstimo de livros para levarem para casa.
 Organizar com as crianças um espaço permanente para leitura.
 Após o manuseio do livro o professor deverá selecionar um livro e ler a história para as crianças sem mostras as gravuras, em seguida será distribuído uma folha para fichamento(o modelo será fornecido) do livro. Com as crianças de 3 a 6 anos o fichamento será realizado através de desenhos sobre o que a criança entendeu da história contada, somente depois da atividade o professor irá mostrar no livro as gravuras da história para eles compararem com as que eles desenharam. Esses fichamentos será guardados pelo professor e no final do ano entregue ao aluno.
 O professor deverá dar oportunidade para a criança expor sua opinião sobre seu entendimento da história ou de acordo com o interesse da turma, fazer perguntas sobre a história contada.
 A família será convidada a participar do projeto. O professor poderá convidar mães ou pais para estarem participando contando história para os pequenos. Poderá realizar uma contação de história com bonecos(fantoches) ou pode criar recursos próprios para fazer com que as crianças interajam com a história.
 O professor pode estimular os alunos com oficinas em que pode estar fazendo dobraduras...exposição de desenhos das historias (pode trabalhar os desenhos com materiais diversos).


CRIANÇAS DE 7 e 8 anos

 Empréstimos de livros. Os livros iram circular ou seja cada criança deve trazer um livro com seu nome e dessa forma poderemos trocar entre eles.
 Leitura como atividade permanente.
 Será feito o fichamento( o modelo será fornecido pelo professor)do livro lido. Cada criança leva um livro para ler durante o mês e deve fazer o fichamento desse livro expressando seu entendimento da história.
 Roda de leitura com participação dos alunos expressando o que entenderam da história.
 Dividir a turma em dois grupos, escolher dois livros e sortear entre os grupos. Pedir para os alunos lerem entre eles e montar uma peça de teatro para apresentar no departamento. Cada grupo deverá apresentar uma peça da história do livro.
 Dar um roteiro para as crianças criarem um história.
 Leitura em dupla.
 Leitura continuada: professor/aluno.
 Sortear o nome de um pai ou mãe para vir ao departamento e ler um livro(história) para os alunos, fazer também uma atividade de acordo com a história.
 No final do projeto será montado um livro com os fichamentos.
 Dar oportunidade para os alunos escolherem um livro e ilustrar a história.
Fazer uma festa do livro com a participação da família e apresentação dos melhores momentos do projeto.


OBS.: OUTRAS ATIVIDADES PODERÃO SER INCLUIDAS NO DECORRER DO PROJETO, A CRITÉRIO DE CADA PROFESSOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário