Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A escola e a leitura

A escola e a leitura

Partindo do pressuposto de que a escola está vinculada a um sistema educacional coerente com o poder, ao analisar a importância do ato de ler, não podemos dissociá-lo da escola. É por intermédio da escola que a leitura se concretiza.
Desta forma, a leitura na escola, muitas vezes exerce uma função reprodutora e adestra o próprio estudante a uma leitura descontextualizada, e o aluno acaba se tornando um leitor funcional.
A escola dá ênfase demasiada à escrita e principalmente à ortografia, sem dar-se conta de que a leitura proporcionará ao educando meios de vencer as dificuldades ortográficas da nossa língua, esquecendo-se de que para formar bons leitores, necessita perseguir como meta objetivos que ajudarão a formar o hábito da leitura. Primeiramente é preciso ter bem claro os objetivos para saber qual a metodologia a ser usada. Portanto, um dos objetivos para se alcançar à finalidade de formar leitores é: "ler para gostar de ler". A metodologia seria então, garantir o espaço da leitura prazer, leitura para o divertimento, a distensão, a aventura. Outro objetivo é: "ler para conhecer a língua". É o momento propício para apropriação da estrutura da língua portuguesa. E finalmente: "ler para conhecer o mundo". Desvendando e descobrindo os conhecimentos culturalmente construídos, o aluno satisfaz sua curiosidade, amplia seu conhecimento sobre o mundo, aguça o espírito de descoberta e investigação.