Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas para Monografia


Introdução:
O aluno deve fazer uma rápida apresentação da sua pesquisa, orientar o leitor sobre a pesquisa realizada: deve esclarecer o tema, o objetivo, a relevância, os autores que se baseou para fundamentar seu estudo e a metodologia adotada na pesquisa (nos capítulos que seguem esses itens serão mais detalhados). Também, deve apresentar como estão organizados os capítulos (os assuntos distribuídos pelos capítulos). Uma página e meia é suficiente para a introdução.

Capítulo 1:
O aluno deve expandir a apresentação da sua pesquisa, detalhando o objetivo geral e os específicos, falando mais sobre a relevância do tema e apresentando a sua metodologia (que vai ser detalhada no cap.3). Uma dica é após a apresentação inicial, redigir um breve histórico do tema ou apresentar os aspetos legais do tema ou fazer uma comparação entre a situação anterior e a atual do tema estudado. (escrever + - 10 páginas).

Capítulo 2:
O aluno deve destacar pontos/aspectos principais do tema estudado (ver o que os autores falam), selecionados da leitura dos livros. Aqui o aluno buscar os fichamentos contendo os resumos e as citações dos livros lidos.(escrever + - 10 páginas).

Capítulo 3:
O aluno deve descrever o procedimento metodológico. Esclarecer o tipo de pesquisa, as técnicas utilizadas na coleta de dados, apresentar os dados coletados (seja em leituras =pesquisa bibliográfica/documental, seja em entrevistas,questionários,observações = pesquisa de campo) e analisá-los com base nos objetivos e nos aspectos principais que apresentou no cap.2.( escrever + - 10 páginas).

Conclusão:
Apresentar a conclusão que chegou, a partir da análise dos dados apresentados no cap.2 e de acordo com o objetivo da pesquisa apresentado no capítulo 1. (2 a 3 páginas).