Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Planejamento educacional participativo

O professor que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve estimular a participação do aluno no planejamento de ensino para que possa alcançar resultados desejados. Mas no cotidiano escolar sabemos que realizar um planejamento participativo é muito difícil, quase impossível e infelizmente não ocorre. O que ocorre muitas vezes é um planejamento cooperativo entre professores. A vantagem de ter a participação do aluno na elaboração do planejamento seria de envolvê-lo no processo ensino-aprendizagem, para que possa efetuar uma aprendizagem significativa. Nem sempre é possível implementar esse processo de participação do aluno porque é bastante complexo e envolve a organização da escola e nem todas são flexíveis permitindo a participação do aluno no ato de planejar.

terça-feira, 12 de junho de 2012

TRUQUE DE VIDA: Sabedoria de uma boa conversa.

TRUQUE DE VIDA: Sabedoria de uma boa conversa.: Sempre que parei por algum momento em minha vida e conversei com alguém pude apreender algo. Talvez não importasse naquele momento o...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

Os Livros avaliados foram de Ciências e Matemática.
CRUZ, José Luiz Carvalho. Projeto Pitanga ciências – 1.ed.São Paulo:Moderna,2005,112p.
CENTURÓN, Marilia. Porta Aberta matemática – 1. ed.São Paulo:FTD,2005,271p.

Os livros analisados foram do manual do professor, os dois foram da 1ª série do ensino fundamental.
O autor do livro de ciências faz uma apresentação, questiona o motivo pelo qual se deve ensinar ciências e apresenta os objetivos do ensino contextualizado na coleção como também a metodologia aplicada.
Os objetivos apresentados pelo autor são claros e correspondem ao planejamento do ensino da série a que o livro é destinado.
Segundo o autor a metodologia utilizada deve levar em consideração o conhecimento prévio do aluno e ele apresenta uma metodológica muito bem elaborada.
Os conteúdos são coerentes com o plano de curso e adequados à série, a faixa etária dos alunos e o perfil socioeconômico. A linguagem é simples e de fácil entendimento. A proposta do autor é de atividades nas quais os alunos se socializem e estejam bem presentes no cotidiano fora da escola.
E as informações contidas no livro estão bem atualizadas.
Os exercícios propostos no livro são de fácil entendimento e de boa qualidade. Estão bem planejados de acordo com os textos apresentados, uma quantidade suficiente para fixação do conteúdo.
Nas atividades prévias proposta pelo autor para fixação do conteúdo, os alunos devem fazem pesquisas que são enriquecedoras, atividades a serem realizadas em grupo, apresentação de atividades práticas como por exemplo coletar minhocas para observação no tema “A vida no planeta terra”, dessa forma ele sugere que os alunos observem e registrem todas as suas dúvidas.
Como o livro analisado foi o livro do professor, ele apresenta as respostas (gabarito) de todos os exercícios com precisão.
Os textos são bem elaborados com uma linguagem simples e de fácil entendimento. Bem encadernado, ilustrado.
O autor apresenta toda a bibliografia consultada e no guia e recursos didáticos ele apresenta alguns textos com a referência do autor, faz referência também a endereços na internet pesquisados, bibliografia recomendada e sugestões de leitura para os alunos.
Através da disciplina ciências pode-se estimular uma postura crítica que permita avaliar como a sociedade intervém na natureza. Atualmente, sabemos que esse tipo de postura é essencial, por exemplo, para diminuir a degradação acelerada do meio ambiente, para se ter uma nova realidade com inclusão social e respeito ao ser humano e ao meio em que está inserido