Sejam Bem Vindos

Muito bom recebe-lo no meu Blog Incentivo à Leitura...espero que goste e deixe o seu recado.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Formação Docente

Estamos vivendo um século de expansão da comunicação de massa que deu origem a um novo tipo de cultura, a cultura midiática. Essa nova realidade esta trazendo desafios ao processo educacional e consequentemente ao professor que precisa se atualizar sobre essas novas ferramentas de ensino. Esse processo não esta apenas ligado ao ensino superior, mas atinge todo sistema educacional. Hoje é possivel aprender diante de uma TV e um computador em um tempo abreviado, o que antes se levava um tempo maior em aulas convencionais.
Muitos docentes resistem aos avanços tecnológicos na área da educação por temerem serem substituidos por tais recursos. Torna-se necessário aos professores fazer uso dessas tecnologias como aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Se pensarmos do ponto de vista de Adorno, entenderemos que nesse momento de tantos avanços cabe ao docente como a todo o sistema de ensino fazer uso dessas tecnologias e explorá-la a favor da educação. É preciso pensar nessas mudanças não como algo negativo para os alunos e professores, mas como um processo que possa promover a autonomia de todos os envolvidos.
Com as facilidades econômicas na aquisição de equipamentos eletrônicos, é provável que grande parte dos alunos já possua um celular, um computador e uma TV, principalmente alunos de escolas privadas. Trabalhar com tecnologias em escolas públicas ainda é um desafio para docentes.
Com relação à formação continuada do docente, esta deve acontecer com base na realidade da própria instituição de ensino, em suas reais necessidades e seu projeto pedagógico. Para tanto, é necessário que a escola se constitua num espaço de crescimento do professor.

3 comentários:

  1. Faz-se necessário investir na capacitação docente. Apesar de salários baixos, professores buscam estar cada vez mais atualizados para acompanhar o avanço tecnológico, com a finalidade de buscar autonomia no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha linda, obrigada pela visita. já estou te seguindo também. serás sempre bem vinda. Abração
    Ivanete, Paulo Jacinto Alagoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trocando nossas experiências....

      Excluir